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Privacidade e segurança

Tudo o que você, cooperado, precisa saber para navegar e fazer as suas transações financeiras em segurança.
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Por que o Ailos é seguro?

O Ailos considera a segurança um fator determinante para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo e para uma comunidade mais próspera e desenvolvida. Por isso, pensamos na segurança dos nossos produtos e serviços desde a sua concepção.

Com o uso das melhores tecnologias do mercado, nossos sistemas contam com controles rigorosos e monitoramento constante para proteger dados e páginas contra ameaças internas e externas. Assim, você tem total segurança para navegar nos ambientes digitais da nossa cooperativa.

Tecnologias de segurança avançadas
Controle e monitoramento constantes
Equipes altamente qualificadas

Confira aqui o resumo público da nossa política de segurança cibernética.

O que fazer em caso de golpe?
Para reportar um golpe, entre em contato com a gente.
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Privacidade e proteção de dados

Em 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para o uso, a transferência e o tratamento de dados pessoais no Brasil.

Com o objetivo de garantir a privacidade de consumidores, tanto em empresas públicas quanto privadas, a Lei exige mais transparência e segurança para o uso de qualquer informação que permita, direta ou indiretamente, a identificação de uma pessoa.

Agora, os titulares dos dados têm uma série de novos direitos, que devem ser garantidos por todas as organizações. Saiba mais!

O que é privacidade e proteção de dados?

Segundo a constituição de 1988, a privacidade é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Por isso, sempre deve ser resguardada, assim como a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem.

Entre as leis e normas criadas para implementar essa proteção está a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), que exige de todas as empresas estabelecidas em território nacional esforços para a proteção e a confidencialidade não apenas de dados sensíveis, mas de qualquer informação que permita a identificação de um indivíduo.

Dessa forma, é preciso seguir novas regras para fazer a coleta, o uso e o armazenamento de dados como RG, CPF, nome, endereço, endereços de e-mail, números de documentos e fotos próprias.

Quais são os direitos dos titulares dos dados?

A LGDP garante aos titulares dos dados pessoais novos direitos:

- Saber quando seus dados sofrerem algum tipo de tratamento;
- Ter acesso a todos os seus dados coletados e conhecimento sobre o tipo de tratamento que eles recebem;
- Ter dados incompletos, inexatos ou desatualizados corrigidos quando solicitado;
- Ter a desvinculação ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD quando solicitado;
- Caso seja preciso, ter a garantia de portabilidade dos dados;
- Ter acesso às instituições com as quais os dados são compartilhados;
- Ter conhecimento sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o uso dos seus dados e as consequências da negativa;
- Ter conhecimento sobre os critérios e procedimentos do tratamento para, a partir deles, tomar decisões;
- Ter a liberdade de peticionar contra o controlador dos dados quando entender que algum direito foi violado.

Em quais canais o titular pode solicitar seus direitos?

Se o titular das informações sentir a segurança das suas informações ameaçada, pode solicitar a correção ou eliminação dos seus dados no sistema da empresa que os coletou.

Se o titular entender que algum dos seus direitos foi violado, é indicado fazer uma denúncia ou reclamação no site da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP), órgão responsável pela fiscalização das normas da LGPD.

O Sistema Ailos está comprometido com
a privacidade e a proteção dos dados pessoais
de todos os seus cooperados.

Por isso, estabelecemos regras para os processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento e eliminação de dados em conformidade com a LGPD.

O Sistema Ailos está comprometido com
a privacidade e a proteção dos dados pessoais
de todos os seus cooperados.

Por isso, estabelecemos regras para os processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento e eliminação de dados em conformidade com a LGPD.

Minicursos em vídeo

Saiba mais sobre medidas de segurança e bem-estar no ambiente digital.

No PROGRID EAD, nossa plataforma online de aprendizado, você tem acesso a um curso completo sobre Segurança da Informação, para proteger seus dados e realizar transações online sempre de forma segura.

Acesse aqui o curso do PROGRID EAD

Dicas gerais para se proteger no ambiente digital

As possibilidades do ambiente digital são muitas, e é possível aproveitá-las em segurança e sem ter dores de cabeça. Para isso, é preciso estar sempre alerta e adotar alguns cuidados sempre que você for navegar na internet ou usar um dispositivo eletrônico.

Dicas gerais para se proteger no ambiente digital

As possibilidades do ambiente digital são muitas, e é possível aproveitá-las em segurança e sem ter dores de cabeça. Para isso, é preciso estar sempre alerta e adotar alguns cuidados sempre que você for navegar na internet ou usar um dispositivo eletrônico.

SMS e E-mail

Preste atenção na abordagem das mensagens e nunca forneça seus dados pessoais.

O Sistema Ailos não envia links solicitando dados cadastrais, senhas, foto do QR Code ou código de segurança da sua conta.

Desconfie de links com promoções “milagrosas”. Elas podem ser armadilhas para coletar seus dados ou infectar seu computador.

Recebeu um link suspeito? Se estiver em dúvida, não clique! Encaminhe a mensagem para o nosso e-mail, notifique@ailos.coop.br, ou ligue para o SAC: 0800 647 2200.

Conta online

Mesmo com toda a segurança da página de acesso à Conta Online da Cooperativa, é importante ter bastante atenção ao local onde você faz a conexão.

  • No site, confira dois itens importantes de segurança: o “https” e o “cadeado“. Esses dois mecanismos ampliam a sua segurança durante as transações.
  • Confira sempre se você está no ambiente da Cooperativa.
  • Sempre encerre a sessão ao se afastar do equipamento utilizado ou ao término da sua utilização.
  • Ao pagar boletos bancários, observe na tela de confirmação se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) está de acordo com o do emissor do boleto. A lista com os códigos dos bancos e cooperativas de crédito está disponível no site da FEBRABAN.
  • Digite o site da Cooperativa no navegador para acessá-lo. Evite usar atalhos ou links presentes em outros sites ou recebidos via e-mail.
Pagamentos digitais

Antes de pagar um boleto, confirme os dados do beneficiário. Se houver divergências, não pague e contate o emissor do boleto.

As Senhas são fundamentais para verificar o acesso às suas contas, assegurando a realização de diversas transações com mais segurança. Veja algumas dicas para ter senhas seguras:

  • Crie senhas de difícil dedução: evite datas de aniversário, números de documentos ou outras combinações previsíveis.
  • Memorize suas senhas: evite anotá-las em papéis que fiquem próximos ao cartão ou salvá-las em seu computador ou celular.
  • Cuidado ao digitar: mantenha o corpo perto da máquina para evitar que outras pessoas consigam vê-la.
  • Troque suas senhas periodicamente: uma vez por mês ou a cada dois meses, altere sua senha e a memorize.
  • Jamais informe suas senhas a terceiros: funcionários de um banco não precisam da sua senha para solucionar nenhum problema.
Cartões

Os cartões* da Cooperativa são pessoais e intransferíveis. Com eles, você pode realizar compras e ter acesso a diversos serviços nos Terminais de Autoatendimento do Sistema Ailos. Veja alguns cuidados para utilizá-los:

  • Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo.
  • Mantenha o cartão em local seguro e jamais empreste a terceiros.
  • Tenha em mãos o número de 0800 de atendimento do seu cartão. Você pode precisar em caso de perda ou roubo.
  • No caso de substituição, destrua por completo o cartão antigo.
  • Tenha bastante atenção ao utilizar o cartão para compras ou nos terminais de autoatendimento, mantendo controle sobre ele o tempo todo.
  • Evite fornecer o número do seu cartão por telefone ou e-mail.

*Cartão Magnético da Conta: realiza saques e transações nos Postos de Atendimento e Caixas Eletrônicos das Cooperativas do Sistema Ailos.
Cartões de Crédito e/ou Débito: realizam saques, transações nos Postos de Atendimento e Caixas Eletrônicos (Cooperativas do Sistema Ailos, Banco24Horas, Rede Interligada e Rede Cirrus), compras físicas (lojas, restaurantes, etc.) e através da internet.

Internet

Por oferecer grandes vantagens, a compra pela internet se popularizou e se tornou preferência para muitas pessoas. No entanto, é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de acessar as páginas das lojas.

  • Primeiro, verifique se o site acessado é confiável e se conta com um sistema de segurança que proteja as transações.
  • Use somente provedores confiáveis. Leve em conta fatores como mecanismos digitais, políticas de segurança e confiabilidade da empresa.
  • Configure seu navegador para pedir autorização sempre que você for fazer download ou executar arquivos de internet, já que eles podem conter vírus.
  • Digite o endereço do site no seu navegador. Se acessar por meio de algum link, confira sempre se o endereço eletrônico acessado é realmente o da empresa desejada.
  • Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois elas costumam incorporar melhor os mecanismos de segurança.
  • Ao utilizar um roteador Wireless (Wi-fi), crie uma senha para acesso às configurações do equipamento. Assim, sua navegação fica mais protegida.
Caixas eletrônicos

Usufrua da facilidade de realizar saques, pagamentos e transferências em nossos caixas eletrônicos, mas sempre colocando a sua segurança em primeiro lugar.

  • Verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver fora de serviço, não insira o cartão.
  • Prefira realizar seus saques no horário comercial. Se for necessário sacar dinheiro à noite, vá acompanhado até o local.
  • Fique alerta à presença de pessoas próximas a você. Na dúvida, não realize a operação.
  • Nunca se afaste do caixa eletrônico sem concluir sua operação. Na dúvida, acione a tecla "cancelar" ou "sair".
  • Prefira utilizar os caixas eletrônicos disponíveis em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, supermercados etc.).
  • Não utilize caixas eletrônicos que apresentam sinais de vandalismo ou violação (fita adesiva, fiação aparente, dispositivos adicionados ao equipamento etc.).
  • Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que eles não pareçam suspeitos para você.
Equipamentos

Para colocar a sua segurança em primeiro plano, é muito importante que o equipamento utilizado para realizar as suas transações esteja seguro.

  • Utilize ferramentas de segurança em seus equipamentos, como antispam, firewall e antivírus, e mantenha-os sempre atualizados.
  • Nunca execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida, que podem danificar seu equipamento ou coletar suas informações pessoais.
  • Chame um técnico de sua confiança sempre que você suspeitar que seu computador possa estar infectado.
  • Quando precisar utilizar um equipamento diferente, certifique-se de que ele conta com os itens de segurança necessários.
  • Não use programas piratas. Cópias ilegais podem conter programas maliciosos.
  • Certifique-se de que as demais pessoas que utilizam o seu computador também sigam as orientações de segurança.

Sofreu algum ataque ou precisa de ajuda?

Entre em contato com a nossa equipe pelos canais de ajuda das Cooperativas Ailos.
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Atendimento das 07h às 22h, de segunda a sexta
e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
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